POP Ciência

A crescente influência da Ciência e Tecnologia em diferentes dimensões da vida moderna torna cada vez mais indispensável o entendimento das questões científico-tecnológicas para o exercício da cidadania. Ações de popularização da ciência, por parte das Instituições brasileiras, seja elas educacionais ou governamentais, direcionada a ampliar o entendimento do indivíduo sobre o mundo no qual está inserido, poderá estimular a participação pública em escolhas e direcionamentos da ciência e tecnologia.

Conseqüentemente, contribuir para a inclusão dos interesses de grupos sociais tradicionalmente deixados à margem dos benefícios que o desenvolvimento científico e tecnológico vem proporcionando. Nesse sentido, as atividades para promover a popularização da ciência podem ser entendidas também como estratégicas para impulsionar a inclusão social. Mais do que contar ao público os encantos e aspectos interessantes e revolucionários da ciência, a divulgação científica é a veiculação em termos simples da ciência como processo, dos princípios nela estabelecidos, das metodologias que emprega; revelando, sobretudo, a intensidade dos problemas sociais implícitos nessa atividade.

O presente programa tem como objetivos promover a realização de Oficinas de Ensino de Ciências nos laboratórios da UFSJ para estudantes e professores do ensino médio. Inserido no programa está o levantamento de indicadores sobre a metodologia de ensino em ciências no ensino médio e a percepção dos estudantes e professores por ciência e tecnologia em Instituições de Ensino Públicas e Privadas do município de Divinópolis-MG . Através destes instrumentos de análise poderemos fornecer indicadores úteis para a tomada de decisões e dados para a elaboração de políticas públicas.